Loading

Santos Casais da Ferreira

policiario2016@gmail.com

DIVA




É este o conteúdo do telegrama que tinha à sua frente e no qual lhes custava a acreditar. Os trovões da chacota e os relâmpagos infames, dos fantasmas seus patrocinadores e arquitetos, começaram a notar-se na memória, vindos dos confins do deserto, de onde tinham furtado os poços e oásis.

O esforço para localizar o remetente, que se apresentava anónimo, prudentemente oculto, ganhava os contornos e definições, da chaminé de uma locomotiva a vapor, que avançasse ruidosamente pela pradaria, sob o olhar inquieto dos bisontes.

O que for "há-de " soar, pensou para si próprio, enquanto num gesto automático, acendia um cigarro, sem reparar no aviso pendurado na parede:



Pediu uma bica ao criado, que lhe chamou a atenção, e o aconselhou a apagar o paivante, o que fez com prontidão, ao mesmo tempo que saudava e tirava o chapéu, ao seu amigo, industrial do ramo da castanha pilada, que acabava de entrar.

E porque lhe devia dinheiro, acabou depressa a bica, e olhando para o relógio como se estivesse atrasado para alguma coisa, saiu com educação.